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Comunicação empresarial

Por Fernanda Bérgamo

DEZ FALHAS NO E-MAIL


Tenho certeza de que você comete pelo menos uma destas falhas no seu e-mail profissional:


1 - Usa caixa alta - DESTE JEITO - como forma de chamar atenção, mas não sabia que isso é muito deselegante PORQUE PASSA A IDEIA DE QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO. 

2 - Na saudação inicial, às vezes, escreve "Caro" achando que é sinônimo de "Prezado", mas não é. Caro é querido, então SÓ DEVE SER USADO EM TEXTOS MENOS FORMAIS.


3 - Redige e-mails longos, que forçam seu interlocutor a mover a barra de rolagem algumas vezes, esquecendo que E-MAIL BOM É E-MAIL CURTO.


4 - Busca ser mais objetivo, mas escreve "segue anexo..." sem perceber que está sendo redundante. SE FOI ANEXADO, É CLARO QUE SEGUE, NÃO É?


5 - Com as melhores intenções do mundo, próximo a sua assinatura, envia um versículo da Bíblia, sem se dar conta de que essa NÃO É UMA ATITUDE PROFISSIONAL, já que quem recebe seu e-mail tem direito a ter uma crença diferente da sua ou até a não ter crença alguma.


6 - Descuida da janela "Assunto" e, sem saber o que escrever, coloca algo genérico ou registra apenas um dos ASSUNTOS TRATADOS NO CORPO DO E-MAIL


7 - Escreve 'Urgente' constantemente, antes de registrar o assunto, sem que o conteúdo exija realmente urgência, apenas para que quem receba o e-mail o leia com prioridade. O que você parece não saber é que a maioria já percebeu sua estratégia há muito tempo e ignora a falsa urgência. O PROBLEMA SERÁ QUANDO FOR MESMO URGENTE.


8 - Ainda inicia seus e-mails com o desgastado "Venho, por meio desta, informar..."


9 - Para chamar atenção para alguns conteúdos, você utiliza cores diferentes, quase transformando o e-mail numa pintura. Vale a pena conferir O USO ADEQUADO DO NEGRITO, DO ITÁLICO E SER MAIS ECONÔMICO NO USO CORES.


10 - Como você abrevia "Atenciosamente"? Atc? Errado! Att? Errado também. Antes de pesquisar a forma correta, saiba que NÃO É ELEGANTE, em e-mails formais, usar abreviações, mas é bem pior abreviar incorretamente.


Pronto. Eliminando essas falhas, o seu texto profissional vai fazer bonito no mundo corporativo. Ao escrever um e-mail, você está, ao mesmo tempo, se expondo e sendo julgado de uma forma que pode afetar a sua carreira. ENTÃO, ANTES DE CLICAR NO BOTÃO ENVIAR, REVISE CRITERIOSAMENTE O QUE VOCÊ ESCREVEU. Essa revisão pode ajudar a evitar arrependimentos. 

Negócios PE - 43ª Edição
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