ESA-PE comemora 25 anos
A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB Pernambuco, celebrou seus 25 anos no último dia 29 de julho como reconhecido projeto de educação continuada dentro do sistema OAB. A ESA é o braço educacional da OAB Pernambuco e para comemorar esta data é preciso, primeiro, reconhecer a história e rememorar o que nos trouxe até aqui.A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB Pernambuco, celebrou seus 25 anos no último dia 29 de julho como reconhecido projeto de educação continuada dentro do sistema OAB. A ESA é o braço educacional da OAB Pernambuco e para comemorar esta data é preciso, primeiro, reconhecer a história e rememorar o que nos trouxe até aqui.
A ESA-PE foi criada em julho de 1993, quando o Conselho Seccional da OAB-PE aprovou uma solicitação do presidente da entidade, Jorge Neves, para sua criação. A então secretária-geral, Elizabeth Veiga, foi indicada para dirigi-la, aproveitando a experiência embrionária da Escola de Aperfeiçoamento de Advogados. Era uma novidade para a época. Até aquele momento, poucas seccionais da Ordem tinham suas escolas de formação para advogados. A ESA veio a ter efetivo funcionamento no início de 1994, já na presidência de Aluízio Xavier na OAB-PE, com o nome de Escola Superior de Advocacia Professor Ruy Antunes. O hoje desembargador do TJPE Eduardo Sertório foi nomeado diretor da Escola e ficou responsável por organizar os primeiros cursos e eventos.
O final da década de 1990 serviu para a consolidação da Escola como instrumento de aperfeiçoamento profissional dos advogados. Desde suas primeiras atividades, a ESA sempre teve como meta a interiorização das suas atividades, procurando levar cursos e palestras para os advogados no interior do estado, com a atuação imprescindível tanto de Sertório quanto de Paulo Cesar Siqueira, outro importante diretor-geral. Foi nessa época que surgiram as caravanas com cursos e debates para várias cidades-polo de todas as regiões.
A partir de 2007, a ESA experimentou uma participação de excelência de Sady Torres, seguida do atual presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, que implementou um boom de crescimento no número de cursos, principalmente os de pós-graduação e um incremento significativo em suas receitas. A Escola passou a ter superávit financeiro, não necessitando de repasses da OAB-PE para realizar suas atividades. Esse crescimento tornou a ESA-PE uma referência para todo o país. O atual conselheiro federal da OAB Gustavo Ramiro, dando sequência aos trabalhos de Ronnie, implantou o estúdio da ESA, o que deu início à era da educação a distância, e garantindo projetos exitosos até hoje.
Assim, chegamos até aqui com o maior projeto de pós-graduação de uma Escola Superior de Advocacia do Brasil, que além do oferecimento das pós-graduações no Recife, ampliou a oferta dos cursos de especialização para o interior do estado.
Como presidente da ESA, no momento dos seus 25 anos, posso afirmar que a meta é preparar os advogados para o futuro, para lidar com os impactos da tecnologia na advocacia e servir como ponte entre os jovens advogados e o mercado de trabalho. Para tanto, lançamos o programa Residência Jurídica, voltado ao jovem advogado, e os programas Inova, Tutor PJE e a TV OAB, instrumentos a serviço do advogado, para ajudá-lo a cada vez mais a se preparar para lidar com um mundo em constante revolução.
Muito foi feito, mas não podemos descansar quando se trata do futuro da advocacia: não há futuro sem preparação, formação e tecnologia; e a ESA é a parceira certa para estes anseios da advocacia.