Loading
fechar

Acesse o conteúdo da Revista

Se você não tem cadastro, Cadastre-se agora

Acesse o conteúdo completo Assine a Revista

Impressa ou digital, em até 12x no cartão

Carrinho

Seu carrinho contém

Item Valor

Revista Negócios PE

Edição nº 142

R$ 130,00

Revista Negócios PE

Edição nº 142

R$ 130,00
Subtotal R$ 149,90

Matérias

Encontre a matéria abaixo ou pesquise aqui

ou por Revistas Guias Seções Cadernos Especiais

Matérias » Negócios PE - 44ª Edição

GRUPO JULIETTO EXPANDE E AUMENTA LUCRO ESTE ANO

A rede de fast-food especializada em massas vai inaugurar mais uma operação da marca

Por Bárbara Travassos | Fotos Bosco Lacerda

Investir em tempos de crise pode ser uma boa solução para alavancar vendas. E esta foi uma medida adotada nos dois últimos anos pela empresária Rose Guareschi, fundadora da rede de alimentação Julietto, há 16 anos com presença forte no mercado pernambucano. “Economia baseada em inovação e não só em cortes de custos foi o que buscamos. Investimos em energia solar, reduzimos o consumo de água em 13% e adquirimos equipamentos de ponta para nosso sistema de refrigeração”, revela Rose.


Com a utilização de placas fotovoltaicas, será possível reduzir a conta de energia dos atuais R$ 12 mil por mês para R$ 8 mil. “Investimos em torno de R$ 80 mil em tecnologia junto à Ecolar (empresa de soluções sustentáveis), tendo o retorno de 20% do capital aplicado e um custo de manutenção que não chega a 1% do valor total”, detalha o diretor de Operações do grupo, Paulo Rômulo. Ele explica que a preocupação com o meio ambiente levou a empresa a utilizar produtos de limpeza biodegradáveis, gastando menos água e seguindo normas da certificação ambiental NBR 15635, que rege boas práticas para serviços de alimentação.
 

Rose Guareschi, fundadora da rede de alimentação Julietto

O diretor detalha outras medidas tomadas para a melhoria de padrões de gestão. Ele conta que a rede Julietto adquiriu novos softwares para o setor de compras, realizando leilão com fornecedores, garantindo a redução dos preços dos insumos e melhorando a qualidade dos produtos. “Perdemos menos tempo com reuniões presenciais com fornecedores, que agora são pré-cadastrados no sistema. Estamos também com parceria direta com indústrias para compra de maiores volumes, sem intermediários, reduzindo custos”, pontua Paulo Rômulo. O gestor ressalta que, para implementar novas tecnologias, é preciso muito planejamento no setor de logística, sem tirar o foco do estoque e ter reserva de caixa.


Há cerca de três meses, o grupo fechou uma loja que ficava na Avenida Conselheiro Aguiar, na Zona Sul do Recife, e instalou outra junto a sua Central de Produção e Gestão, com mais de 600 metros quadrados, no bairro da Imbiribeira. Na nova unidade da rede de fast-food, o foco da operação foi a boa localização, em uma área central e bem movimentada da Região Metropolitana, cercada de comércio.


No local, uma cozinha industrial dá conta das massas fabricadas na casa, carro-chefe da marca, e um frigorífico garante a conservação das carnes que compõem os pratos ofertados pelo Julietto.


A empresa mantém a preocupação com a qualidade final do produto entregue ao consumidor. O cardápio é variado e composto por massas preparadas na hora, com a escolha dos ingredientes – como ravioli, fettuccine ou nhoque – feita pelo cliente, além de itens de sobremesas.


FATURAMENTO - Atualmente, além da loja de rua recém-inaugurada na Imbiribeira, o grupo possui 12 lojas espalhadas por shoppings do Recife e de Caruaru. No ano passado, a marca atingiu um faturamento de R$ 18 milhões e a meta para 2017 é de alcançar a casa dos R$ 20 milhões. E para ter êxito, o planejamento é investir cada vez mais em gestão de pessoas, equipamentos e tecnologia.


Outro investimento considerado muito importante por Rose Guareschi foi a aquisição de softwares de business intelligent para realizar a conciliação fiscal, contábil e até mesmo de cartões. A partir deles, está sendo possível economizar com valores e taxas, por exemplo, que eram cobradas a mais por operadoras de cartões de crédito e débito em decorrência de falhas no sistema que não conferem as transações realizadas pelo estabelecimento.


A empresária diz que o grupo está atento à contabilidade da empresa que, mesmo terceirizada, foi trazida para a Central de Produção e Gestão, onde estão reunidos os colaboradores de operação. Com a tecnologia de câmeras de monitoramento em todas as unidades, ela explica que consegue ficar mais perto da equipe e gerenciar o trabalho. “O software que adquirimos para a área contábil, inclusive, desenvolve relatórios gráficos que identificam o desempenho e os números de cada setor da empresa”, observa o diretor Paulo Bandeira de Melo.


Os impostos também estão na mira da estratégia de gestão do grupo. “Entendemos que imposto influencia muito nas nossas contas e precisamos estar mais perto para fiscalizar. Pagamos, de impostos, cerca de 35% do nosso rendimento e estamos tentando uma equalização para evitar surpresas e gastos desnecessários”, frisa Rose Guareschi.


PESSOAS - O cuidado com os mais de 180 colaboradores ficou listado em primeiro plano em todo o planejamento de curto prazo do Julietto. Treinamentos e a realização de eventos para funcionários e suas famílias já têm datas certas no calendário do grupo, de acordo com a diretora de Vendas e Marketing, Paula Guareschi.

 

“Toda a atenção é voltada para a satisfação do trabalhador, que vivencia momentos de aprendizado profissional e compartilha alegrias com familiares, em festas, sendo bom para ele e para a empresa. Isso aumenta a produtividade do funcionário e reflete até numa possível ascensão no emprego”, destaca Paula.


Ela destaca que investir em pessoas é lucro. “Não temos problemas com ações trabalhistas e revertemos tudo isso que pode ser chamado de custo adicional em ações para os próprios funcionários”, pontua. A diretora também revela que o investimento no setor de Marketing do grupo Julietto gira em torno de 3% e, atualmente, está direcionado a um reposicionamento da marca no mercado. Além disso, existe um projeto de expansão em que está prevista, até o final do ano, a inauguração de uma nova operação no setor de alimentos.

Paula Guareschi, diretora de Vendas e Marketing da Julietto ao lado de Paulo Rômulo, diretor de operações do grupo
Negócios PE - 44ª Edição
Revista Negócios PE

Negócios PE - 44ª Edição

Matérias desta edição

Negócios PE - 44ª Edição
Negócios PE

Negócios PE - 44ª Edição

Apenas R$ 29,90
Publicidade | Publicidade 03 - Banner Matrias
PUBLICIDADE